CONFERENCISTAS
FORRESTINE
PAULAY
LABAN EM ANTROPOLOGIA E ESTUDOS CULTURAIS Paulay & Bartenieff no Projeto Choreometrics (Coreometrias) Quando, em 1965, Forrestine Paulay e Irmgard Bartenieff se associaram ao Projeto Choreometrics, liderado pelo antropólogo Alan Lomax, trouxeram para ele o Sistema Laban (na época Effort/Shape), uma abordagem qualitativa já testada para avaliar e registrar dinâmicas de movimento. Nos quatro anos seguintes, Bartenieff e Paulay coletaram e observaram exemplos filmados de danças de centenas de culturas e, através de um rigoroso processo comparativo, adaptaram os princípios de Laban para revelar diferenças intraculturais ou individuais no estilo de movimento, que poderiam facilitar a percepção de variações interculturais. Uma das ideias que a equipe das Coreometrias se propôs a testar — e que exigiu a aquisição de enorme quantidade de imagens documentais — era que a dança resumiria o estilo de movimento de uma cultura, particularmente daquelas que nutriam as principais atividades produtivas em sociedades e eras pré-industriais. Para tanto, foi preciso coletar e examinar filmes de pessoas em seus trabalhos. A pesquisa mostrou que, de maneira geral, a dança espelhava os movimentos necessários para realizar as tarefas recorrentes de subsistência, que são ou já tinham sido fundamentais nessas sociedades em tempos específicos. Em 1970, quando Bartenieff saiu para se dedicar ao Programa de Certificação de Analistas de Movimento de NYC, Paulay se tornou Diretora Associada do Projeto de Coreometrias e, durante o início da década de 1970, ela e Lomax expandiram ainda mais as Coreometrias: desenvolveram um sistema de codificação; selecionaram, montaram e analisaram inúmeros filmes; treinaram codificadores; analisaram dados; e produziram quatro documentários: Dance and Human History (1970), Palm Play (1977), Step Style (1977) e The Longest Trail (1984), recentemente reeditados. Paulay e Lomax também escreveram um livro ainda inédito, World Dance.
DEBORAH
HEIFETZ
Ph.D., CMA, SEP
A DANÇA DA ALTERIDADE: ATRAVESSANDO A DIVISÃO NA JORNADA DO MAP Deborah Heifetz é antropóloga social, bailarina e mediadora, com mais de 30 anos de experiência como ativista pela paz, cientista social e educadora somática, trabalhando na interseção entre paz interior e exterior. Co-fundadora/Diretora da BraveHearts International, Heifetz é facilitadora profissional e coach, tendo desenvolvido o Mapa das Necessidades Humanas, uma matriz circular que captura a complexidade sistêmica e interconectividade entre necessidades humanas, crenças, emoções e memória corporificada. O modelo coalesceu ao longo de mais de 20 anos em um processo emergente de aprendizado através da ação, pesquisa e engajamento em desafios de conflito, que compreendem desde a construção da paz internacional até relacionamentos pessoais. Deborah também desenvolveu o conceito de "manutenção de paz não mediada" a partir de seu estudo etnográfico de gênero e cooperação de segurança israelense-palestina durante sua pesquisa sobre os Acordos de Oslo. Ela participou das negociações israelense-palestinas de Track II e co-fundou uma ONG de desenvolvimento comunitário e construção da paz com projetos no Paquistão. Em 2012, começou a trabalhar diretamente com o movimento de sustentabilidade como veículo para construção da paz por meio do movimento de base internacional conhecido como Transition Network, onde atuou como mediadora e co-fundou o Hub Israelense. A Dra. Heifetz integrou sua formação e experiência diversificada em Somatic Experiencing (SE) e Análise Laban de Movimento (LMA) para educar estudantes de pós-graduação em Resolução de Conflitos Internacionais e Mediação em Cultura, Conflito e Desenvolvimento Comunitário. Trabalhando em colaboração com o Kibbutz Neot Semadar (Israel), ela uniu academia e desenvolvimento comunitário por meio de aprendizado pessoal profundo. Ela pratica uma pedagogia reflexiva, que incorpora mais de 17 anos de prática diária de Qigong e Tai Chi e 12 anos de experiência como professora universitária no Programa de Terapia de Dança/movimento da Universidade de Haifa, onde ensinou LMA e "comunicação sob conflito", entrelaçando aprendizado cognitivo, experiencial e de ação com os princípios centrais da prática de mindfulness, testemunho e teoria social, direta ou indiretamente inspiradas no trabalho de Laban. Em 2013, sintetizou seu conhecimento e experiência no campo com sua formação em dança para co-criar o Treinamento de Liderança Incorporada - uma série de workshops ministrados na Europa, China e Estados Unidos, com ênfase no corpo como recurso de conhecimento, resiliência, "Presença" e compaixão. Participantes desenvolveram competências essenciais em comunicação e resiliência ao conflito para uma liderança mais eficaz no enfrentamento dos desafios adaptativos atuais. Como membro da comunidade Laban, Heifetz produziu numerosas performances de dança locais para a Global Water Dance (GWD) a partir de 2011, quando, com o patrocínio da Friends of the Earth Middle East, crianças jordanianas, palestinas e israelenses dançaram juntas no rio Jordão em afirmação de convivência pacífica. Heifetz é uma Pesquisadora Chevening (Universidade de Manchester e Universidade de Cambridge) e recentemente publicou seu modelo baseado em sistems-thinking sobre necessidades humanas como um “Mapa para a Compaixão”.
MARTHA
EDDY
CMA, MSMT, RSDE, EdD
ENCARNAÇÃO DINÂMICA DO CONTINUUM DE ESTRESSE AO TRAUMA: ACALMANDO O COLETIVO Martha Eddy é autora de "Movimento Consciente: A Evolução das Artes Somáticas e Ação Consciente", palestrante internacional e ativista do movimento somático. Ela liderou programas e pesquisas integrando ciências biocomportamentais, terapias somáticas e aprendizado socioemocional por 48 anos. É reconhecida por seu trabalho na prevenção da violência, ciências da saúde, criatividade, neurociência e cognição corporificada. Eddy criou o BodyMind Dancing (1982) e o Moving For Life (1999), dois métodos de dança baseados em sua combinação única de 44 anos de LBMS e Body-Mind Centering®, ensinados em todo o mundo. Eddy foi convidada para falar sobre abordagens encarnadas para a paz em conflitos interculturais e procurada pela Arts Education Policy Review para descrever aplicações da pesquisa em Aprendizado Socioemocional dentro das práticas artísticas. Este trabalho se sobrepõe à sua própria pesquisa sobre Resolução de Conflitos e o Papel da Atividade Física na Prevenção da Violência Educacional para Jovens. O livro "Encarnação Dinâmica da Saudação ao Sol - Equilibrando os Chakras e o Sistema Neuroendócrino", coescrito com Shakti Smith, fornece estratégias para equilibrar o sistema nervoso e os hormônios usando movimento e vibração, incluindo uma perspectiva sociossomática em relação às comunidades. Eddy valoriza a expressão criativa e sua relação com a vida emocional e a comunicação, e adora atuar. Ela e seus graduados oferecem serviços diretos, desenvolvimento profissional e desenho curricular através do Centro de Educação Cinestésica (WellnessCKE.net), parte de seu Centro de Aprendizado Corporificado (The-CEL) em Nova York. Eddy foi co-fundadora, com Carol Swainn, do Moving On Center (MOC) na Bay Area, com o objetivo de unir somática e mudança social. O MOC continua a trabalhar com seus graduados, especialistas em liderança encarnada, investigando novos modelos psicofísicos para uma transformação saudável de conflitos.
PALESTRANTES
INTERNACIONAIS
DARREN ROYSTON
VIVENDO TRANSCULTURALMENTE COM LABAN: ENCENANDO ÓPERA E DRAMA USANDO PRINCÍPIOS DE DINÂMICA ESPACIAL Darren trabalha internacionalmente como diretor, coach de movimento, coreógrafo, professor e intérprete. Especialista em dança histórica e movimentação de época, é Diretor Artístico da Nonsuch History & Dance e ex-presidente do Early Dance Circle. Ele possui Mestrado com Distinção pela Trinity Laban London. É membro do Conselho Representativo de Drama do Laban Guild International e membro do Conselho Internacional de Dança da UNESCO. Seu livro, Dramatic Dance (2014) explica como uma abordagem Labaniana de movimento pode se conectar com a pesquisa histórica, a exploração expressiva e o treinamento de performance, conforme ensinado na RADA (Royal Academy of Dramatic Art, Londres). Nascido no Reino Unido, Darren está atualmente baseado na Tailândia, trabalhando com a Bangkok Youth Opera e a Siam Society, ensinando o currículo do Trinity College London para atuação, discurso & drama, teatro musical, habilidades de comunicação e artes cênicas.
TONY
ZHOU
DESENVOLVIMENTO DE LBMS NA CHINA: OPORTUNIDADE E DESAFIO Dr. Zhou possui doutorado em Biomedicina e tem vivido e trabalhado na China e na Europa por muitos anos. É cofundador e CEO do Inspirees Education Group (Holanda/China). Embora formado como cientista, tem se interessado profundamente pela dança moderna e pela terapia de dança desde 2002, tendo desempenhado um papel importante no desenvolvimento da terapia de dança e das terapias de artes criativas na China. Dr. Zhou faz parte do conselho consultivo internacional da revista Body, Movement and Dance in Psychotherapy. Também fundou a Creative Arts Education and Therapy (CAET) - Eastern and Western Perspectives, uma revista internacional de acesso aberto. É Analista de Movimento Certificado (CMA) formado pelo LIMS, em Nova York. Dr. Zhou é o líder da equipe do Grupo Chinês de Terapia de Artes da Sociedade de Psicologia Chinesa, Professor Convidado da Beijing Normal University, Chinese Central Academy of Fine Arts, co-fundador e membro fundamental da World Alliance of Dance Movement Therapy (WADMT) e membro fundador e CEO da International Association of Creative Arts in Education and Therapy.
NUNZIA
TIRELLI
“...NÓS SOMOS TODOS UM...” – MOVENDO-SE EM DIREÇÃO A UMA DIMENSÃO ESPIRITUAL Diretamente de Monte Verità, a coreóloga, pesquisadora de dança e CMA Nunzia Tirelli compartilhará aspectos de seu trabalho, que evoluiu buscando profundamente aquelas conexões que Laban encontrou ao desenvolver a Harmonia Espacial e sua visão da unidade do corpo, mente, emoções e espiritualidade. Nunzia tem vasta experiência trabalhando nos campos da dança e do teatro como dançarina, atriz e professora. Seu interesse pelo movimento e expressão artística a levou a completar a formação em terapia do movimento pela dança na Art Therapy Italiana/Bologna, enquanto também cursava o Programa de Certificação em LBMS, no LIMS, em Nova York, recebendo o Certificado de Analista de Movimento (CMA). Além disso, possui também o diploma em Estudos Coreológicos pelo Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, em Londres. Após muitos anos de pesquisa e prática nas teorias de Rudolf Laban, em 2013, começou a sistematicamente promover e organizar eventos Laban em Monte Verità, onde aconteceu a famosa primeira Escola Laban de Verão. Em 2014, ela recebeu o Prêmio de Dança como Patrimônio Cultural por sua reconstrução das obras coreográficas de Laban "The Drumstick Dances" e "Istar's Descent into Hell". De 2018 a 2023, foi membro do Júri Federal de Dança. Em 2023, tornou-se instrutora de Yoga Xamânico e Integral na Imaginal Academy, Mentora Wabi Sabi e, em 2024, Mestre de Yoga Japonês.
RAJYASHREE
RAMESH
O CORPO CÓSMICO: MOVIMENTO ANALÍTICO-FASCIAL-COSMOLÓGICO. UMA PERCEPÇÃO E MOLDAGEM DO CORPO PERFORMATIVO BASEADO NAS TRADIÇÕES CORPORAIS INDIANAS Rajyashree, praticante de arte do movimento nascida na Índia e radicada em Berlim, Alemanha, é Analista Laban de Movimento Certificada (CLMA/IMS) e Cientista Cultural. Com seis décadas de experiências coletivas, ela faz parte de uma geração de artistas da dança indiana que, de forma pioneira, trabalharam a aceitação das formas tradicionais de dança. Profundamente enraizada em seu contexto cultural, ela redefiniu esse vocabulário com perspicácia e sensibilidade, mantendo uma postura crítica. Seu trabalho transcultural, informado por uma rica tapeçaria de experiências, mistura estudos de movimento orientais e ocidentais, incluindo Bharatanatyam, Kuchipudi, música clássica do sul da Índia, Yoga e Terapia Respiratória de Middendorf. Possui Bacharelado em Ciências pela Universidade de Bangalore e Mestrado e Doutorado em Estudos Socioculturais pela Universidade Europa Viadrina, Alemanha, com pesquisa entitulada “Sensing and Shaping: The emotive-kinetic grounding of meaning. A cross-disciplinary analysis of Indian Dance Theatre”. Paralelamente, desenvolveu abordagens inovadoras como "FasciaNatya", "O Corpo Cósmico" e "CoreConcepts", oferecendo um programa transcultural de estudos de movimento intitulado "De Bharatha a Bartenieff".
KAREN A.
STUDD
EXPANDINDO O MAPA DO ESPAÇO DE LABAN: DESENVOLVIMENTO ADICIONAL PARA APOIAR UMA MAIOR COMPREENSÃO E INCLUSÃO Expandir a compreensão humana é um processo de desenvolvimento e diferenciação. Inclui a expansão de nossa consciência do cosmos para fora, assim como os desenvolvimentos infinitesimais na física. Da mesma forma, a compreensão do Sistema de Movimento Laban / Bartenieff continua a se desenvolver e evoluir à medida que nossa consciência e compreensão do movimento humano continua a se expandir. Em LBMS, ao reconhecer e nomear as partes do movimento humano, o padrão de Dualidade Temática é um padrão fundamental de como percebemos, categorizamos e entendemos o fenômeno do mundo, seja isso em Cima / Baixo ou Noite / Dia. A Dualidade Temática são os pareamentos opostos de 2 partes que criam um todo. A Harmonia Espacial é rica em padrões de dualidade, incluindo os “Duais” na Geometria dos Sólidos Platônicos, que são usados em LBMS como modelos da Kinesfera. Esses modelos, Laban usou para mapear as direções dos padrões de nossas ações. Na Geometria, reconhece-se que essas formas existem em relações dualistas entre si - o Octaedro / Cubo, o Icosaedro / Dodecaedro e o Tetraedro consigo mesmo como Dual Tetraedros que, por sua vez, criam a forma do Cubo. Meu propósito aqui é propor que, ao abordar os modelos da Kinesfera, precisamos incluir não apenas o Cubo, o Octaedro e o Icosaedro, como o treinamento de LBMS historicamente tem focado, mas também entender a natureza da relação entre o Cubo e o Octaedro como duais, e o Icosaedro e o Dodecaedro como duais. Adicionalmente, ao estudar o Cubo, uma compreensão dos Dual Tetraedros que criam essa forma. Isso requer que o mapa do espaço criado por Laban precise ser expandido para incluir as Direções Espaciais do Dodecaedro. Karen A. Studd tem Mestrado em Dança pela Universidade de Oregon e é Certificada em Análise de Movimento (CMA) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies. Studd é uma Educadora Mestre em Movimento Somático através da ISMETA (International Somatic Movement Education and Therapy Association). É membro fundadora do WholeMovement, um grupo de Analistas de Movimento que trabalha para aumentar a visibilidade do Sistema de Movimento Laban/Bartenieff (LBMS) em todo o mundo e atua como Coordenadora de Programas e membro do corpo docente principal em vários programas de treinamento internacionais em análise de movimento. Tem ensinado LBMS extensivamente ao redor do mundo por mais de 30 anos. Antes de se concentrar exclusivamente em LBMS, foi artista/educadora e Professora Titular de Dança. Studd se dedica a continuar a explicar o LBMS através da prática de movimento pessoal e profissional e está comprometida em promover a compreensão da importância do movimento humano. Studd é também autora tendo contribuido com vários artigos de pesquisa relacionados ao LBMS e é coautora de EveryBody is a Body, um livro sobre o fenômeno do movimento humano, agora em sua segunda edição.
ALISON
CURTIS-JONES
RE-IMAGINAR LABAN: TRANSCENDENDO A TRANSCULTURALIDADE COM CORPOS DINÂMICOS Esta apresentação discute como a coexistência mútua e a prática dinâmica compartilhada são métodos poderosos para abraçar a diversidade. Eu compartilho como os princípios dinâmicos e espaciais de Laban encorajam a relação interpessoal e a prática inclusiva. Como frases rítmicas compartilhadas no movimento e a incorporação de intenção expressiva compartilhada manifestam tanto a expressividade individual quanto a coesão grupal. Aclamada artista da dança e especialista em movimento, é uma praticante dinâmica da prática coreológica contemporânea e do movimento para o bem-estar. Diretora artística do premiado Summit Dance Theatre e principal expoente das obras teatrais de dança "perdidas" de Rudolf Laban, re-imaginando "Die Nacht", "Drumstick", "Suite 24" e "Ishtar’s Journey into Hades" com Summit Dance Theatre, "Green Clowns" com a Transitions Dance Company, se apresentando no Canadá, Suíça e Reino Unido. Filmada e exibida pela Swiss TV, German ARTE TV e destaque no documentário da BBC do Reino Unido "Dance Rebels", sua coreografia foi remontada para apresentações internacionais. Recebedora de inúmeras comissões coreográficas, seu trabalho recebe apoio do The Dorothy Whitney Elmhirst Trust, Trinity Laban, Laban Guild International, e é palestrante convidada e artista no Laban Event em Monte Verita, curado por Nunzia Tirelli. É Teaching Fellow na Faculdade de Dança do Trinity Laban Conservatoire, em Londres, Reino Unido. Seu trabalho inclui pedagogia criativa, aprimoramento de performance, análise de movimento, direção, coreografia, técnica de dança contemporânea e prática coreológica para programas de Foundation, BA, BSc e Mestrado. Co-autora e Tutora Principal do Diploma Especializado em Estudos Coreológicos de pós-graduação no Trinity Laban, trabalha em colaboração próxima com a colega Dr. Valerie Preston-Dunlop para desenvolver práticas coreológicas para artistas contemporâneos. Possui BA(Hons) e MA pelo Trinity Laban, PGCE pela Brighton University e MPhil pela Roehampton University. Sua pesquisa de doutorado examina a memória sensorial e o corpo multi-sensorial como um arquivo dinâmico e fonte de conhecimento corporificado. Seu trabalho é publicado pela Routledge, Palgrave Macmillan, Journal of Dance & Somatic Practices, Dance Movement and Spiritualties, Movement and Dance Magazine, Dance Books. Fundadora e diretora criativa do MOVEMONICS, uma prática harmoniosa de Movimento-Performance-Saúde-Bem-Estar, enraizada em princípios de harmonia do espaço, equilíbrio dinâmico e bem-estar emocional. O movimento é fundamental para nossa existência, para saúde, bem-estar e expressão. A prática de Ali revitaliza o corpo em fluxo dinâmico através de seu trabalho holístico como Coach de Menopausa qualificada, praticante certificada de Primeiros Socorros em Saúde Mental e conselheira de nutrição credenciada. Ali ensina na Croácia, Coreia do Sul, Japão, Pequim, China, Singapura e Suíça, oferecendo desenvolvimento profissional, apresentando trabalhos em conferências e pesquisas práticas internacionalmente.
ELLEN GOLDMAN & SOOK KIM
MOVENDO AS ESCALAS BLUES Palestra/Demonstração Sequências espaciais refletem sequências tonais, e vice-versa. Usando a escala Primária, que segue a escala de Dó no teclado, pode-se explorar como uma escala sonora se traduz em espaço. SOOK KIM E ELLEN GOLDMAN estão profundamente envolvidas nesse processo há muitos anos, traduzindo a escala tradicional de Blues em movimento, com resultados e revelações surpreendentes, tanto para o movimento quanto para a música. Na apresentação, elas demonstrarão como a Escala Primária equivale aos meios tons do teclado. A Escala Axial é toda transversal; notas inteiras no teclado. As escalas A e B viajam ao redor do teclado no círculo de 5as, enquanto os Planos viajam em terças menores no teclado. A escala de Blues utiliza as terças menores, planos; passos inteiros, transversais; e meios tons, segundos menores. Como cada escala de blues começa de um plano diferente, elas têm características totalmente distintas. Goldman revela como esse entendimento afinou seu ouvido para a sutileza musical e seu corpo para a sensibilidade espacial. Ellen e Sook apresentarão sua metodologia de pesquisa artística da forma mais clara e simples possível. Ellen Goldman, Analista de Movimento Certificada (CMA), é uma líder no campo da análise do movimento, tendo dedicado sua vida ao estudo do movimento. Seu treinamento inicial em dança levou a um grande interesse em coreografia, performance e na criação de uma companhia de dança. Ela é cofundadora do internacionalmente respeitado Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS) em Nova York, onde atuou como instrutora no Programa de Certificação por mais de trinta anos. Considerada uma força central no campo de Laban, Ellen é autora de "As Other See Us: Body Movement and the Art of Successful Communication" e "Geometry of Movement (partes 1 e 2)" e tem palestrado e ensinado LMA em todo os EUA e em várias cidades da Europa e América do Sul, incluindo Rio de Janeiro, Brasil. A Sra. Goldman atualmente é professora convidada nos Programas do LIMS e trabalha em prática privada em Manhattan, oferecendo serviços em LMA, Perfil de Movimento Kestenberg, Avaliação de Gestão, Planejamento de Carreira e Habilidades de Comunicação. "Felizmente, Sook Kim, co-orientadora no Laban Institute por muitos anos, compartilhou muito sobre coreografia comigo, com seu forte entendimento do Espaço e claras habilidades de movimento. Estamos continuando agora com o projeto da Escala Blues.", declara Ellen. Sook Kim é uma Analista de Movimento Certificada (CMA). Sook explora ardentemente a conectividade entre performance e análise de dança através da perspectiva de LMA, derivada de seu background na cultura e dança coreanas. Além do Projeto Escala Blues, Sook tem um histórico de sucesso em colaborar com Ellen Goldman para articular teorias distintas de Laban em peças artísticas, incluindo Lost Passage (2015), Journey of Life with Effort Dynamics (2016), 7 Ring (2017)" e Prankqueen (2023). Sook foi selecionada como vencedora do Prêmio Dance Performance Atelier, por ocasiao do MOSAIC 2017, em NYC, com sua performance em "No Barriers". Ela foi professora do Programa de Certificado do Instituto Laban/Bartenieff, de 2009 a 2019, e realizou vários workshops na Coreia.