Seleção de Bolsas para a Conferência

22+100 Laban e o Projeto Modernista

Serão ofertadas 10 bolsas!

A chamada é aberta, porém serão priorizadas inscrições na categoria de ações afirmativas listadas a seguir:

Pessoas com renda familiar per capita de até um salário mínimo nacional vigente; 

Pessoas com deficiência; 

Pessoas trans (travestis, transexuais e transgêneros); 

Pessoas Pretas, pardas ou de etnias indígenas. 

Pessoas interessadas devem enviar por email nome completo ou social, rg, cpf, telefone, foto, carta de intenção e indicar se faz parte de algum desses grupos de ações afirmativas - em caso positivo, indicar qual.

Email de Inscrição: conferencialaban2022@gmail.com

As inscrições estão abertas até 19/06.

O resultado será informado no dia 20/06 por email.

Inscrições nos Workshops

As inscrições para os workshops são reservadas para participantes e ouvintes da Conferência e serão feitas no local por ocasião do Credenciamento.

Protocolos de Saúde

A conferência seguirá todos os protocolos de saúde relativos à prevenção contra Covid19. O uso de máscara é recomendado para atividades em espaço interno.

Horários da Conferência

Nossa Conferência começa na Quarta-feira às 18h com ECOPOETIC, evento que vai apresentar 20 performances-instalações simultâneas ocupando todo o espaço da Casa França-Brasil.

Quinta e Sexta nos reuniremos das 10h às 20hSábado das 10h às 14h.

Listagem de Hotéis

Rio de Janeiro

Inscrições

Tutorial 

 

1. Procure pela plataforma Sympla no Google. 

2. Uma vez no site, busque pelo evento "22+100 Laban e o Projeto Modernista

3. Vá até a página do evento selecionando-o e escolha o ingresso desejado. Lembre-se de que você só pode comprar um ingresso por pessoa! 

4. Clique na opção comprar ingressos. 

5. Preencha o formulário com seu nome, sobrenome e email, adicionando as informações do email que receberá o ingresso em "Informações para o recebimento do ingresso". 

6. Selecione a informação de pagamento: você pode pagar por cartão de crédito, pix ou boleto bancário. Complete com as informações necessárias e clique em continuar.

7. Depois, é só clicar em finalizar e aguardar o recebimento do seu ingresso por email!

Local da Conferência

O edifício onde hoje funciona a Casa França-Brasil já foi palco de eventos importantes de nossa História. Encomendado em 1819 por D. João VI à Grandjean de Montigny, arquiteto da Missão Artística Francesa, a obra em si é um documento histórico importante. Trata-se do primeiro registro do estilo neoclássico no Rio de Janeiro, tendência que viria então a popularizar-se, dando à cidade marcada por suas casas coloniais um tom mais cosmopolita, à moda europeia.


No dia 13 de maio de 1820, o edifício foi inaugurado como a primeira Praça do Comércio do Rio de Janeiro, cidade sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Apenas quatro anos mais tarde, já no contexto do Brasil independente de Portugal, foi transformado por D. Pedro I em Alfândega, função que exerceria até 1944.


Esta obra de Montigny passou em seguida por diferentes usos, tendo servido até 1952 de depósito para os arquivos do Banco Ítalo-Germânico e ainda, de 1956 a 1978, como sede do II Tribunal do Júri. Em 1938 o prédio foi tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional — atual IPHAN.


Em 1984 a atual vocação da Casa França-Brasil começou a ser traçada. O antropólogo Darcy Ribeiro, então Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, combinou recursos brasileiros e franceses no ano seguinte para restaurar a construção e resgatar as linhas arquitetônicas originais projetadas por Montigny. As etapas para a criação do centro cultural e o trabalho de restauração atravessaram a década de 1980.


Em 29 de março de 1990, foi inaugurada a Casa França-Brasil.


Entre 1990 e 2008, a Casa França-Brasil desenvolveu uma programação eclética, com exposições de temas variados e artistas consagrados, modernos e contemporâneos, como Juan Miró, Glauco Rodrigues, Antonio Henrique Amaral, Irmãos Campana e Niki de Saint Phalle. A partir de 2008, após um importante processo de obras estruturais e de restauração, a Casa França-Brasil assumiu nova missão institucional e linha curatorial, focadas na arte e cultura contemporâneas. Expoentes das artes visuais nacionais e internacionais, como Iole de Freitas, Laura Lima, Miguel Rio Branco, Cristina Iglesias e Chistian Boltanski já ocuparam a Casa França-Brasil com exposições individuais.
A Casa é hoje um pólo de difusão de cultura e referência em arte contemporânea. São oferecidos cursos, seminários, ciclos de palestras, entre outros projetos, além da programação de exposições e eventos culturais.

CASA FRANÇA-BRASIL 
Centro Cultural onde a Conferência LABAN 2022 e seu evento artístico ECOPOETIC vão se realizar

CONFERENCE LABAN RIO 2022