ecopoetic-logo.png

ECOPOETIC

PROGRAMA-ECOPOETIC-CAPA.png
Laban 2022 Ecopoetic performances

Arte

Igualdade, Diversidade e Inclusão

Desde o início do século XX até a cena contemporânea atual, a arte tornou-se mais intencional em sua abordagem da mudança social. Hoje em dia, a arte política parece não pertencer a uma categoria exclusiva, nem apresentar uma abordagem estilística unificada, mas sim prosperar na diversidade e na transmissão de mensagens temáticas e na interação com o público de uma forma inerentemente política.


ECOPOETIC @ LABAN 2022 convida artistas de todas as linhas de pensamento do Sistema Laban/Bartenieff a refletir sobre como a dança ou a performance podem se relacionar com o conceito do evento, que se torna ampliado através de inúmeras perspectivas criativas. Especificamente, a conferência está interessada no papel que danças, poesias, músicas e artes performáticas informadas pelas teorias de Laban podem desempenhar na valorização da diversidade cultural e na criação de igualdade e inclusão entre os seres humanos.


Desde o primeiro evento ECOPOETIC, apresentado em 2018 no Washington Square Park/Nova York, adotamos o termo “Ecopoetic”, como um guarda-chuva conceitual para práticas artísticas que adotam um pensamento ecológico, multifocal, interconectado e orientado a nutrir fugas de comportamentos padronizados e a desenhar de caminhos que possam oferecer novas e melhores possibilidades de vida.


ECOPOETIC @LABAN 2022 evoca os trabalhos do início do século XX criados pelo
coreógrafo/teórico do movimento Rudolf Laban (1879 – 1958), que acreditava que sua estrutura coreográfica indicava necessidades e questões centrais da sociedade: “Compartilhar, relacionar e criar em coletivo”. Acreditamos que, quando performances em espaços públicos se relacionam de maneira horizontal com a plateia, são mais efetivas em nutrir essas necessidades, transformando a percepção de cada pessoa sobre as outras e sobre o entorno, redefinindo os 
lugares sociais por meio de formas inusitadas do uso dos espaços e até mesmo redefinindo as maneiras de ocupá-lo.


Em ECOPOETIC @LABAN 2022 reafirmamos a escolha de uma estrutura espacial multicêntrica, formada por pequenos pontos performáticos, com o objetivo de criar uma rede de arte com infusão do campo labaniano, conectando diferentes espaços do Centro Cultural Casa França-Brasil. Nos interessamos pelas pessoas, atuando de perto e com as pessoas, dialogando com o ambiente, acrescentando novos ritmos e dinâmicas de movimento à bela atmosfera que já existe.

ECOPOETIC / 2018 / NYC

Diretora Artística
Ms. Regina Miranda

CMA - Centro Laban Rio

Curadoria

Ms. Bala Sarasvati CMA - Jane Wilson Professor/Georgia University

Dra. Denise Telles PHD Laban Centre London | Unirio
Dra. Lígia Tourinho CMA - UFRJ
Luciana Bicalho Educadora Labaniana | FAV e CAL
Ms. Luiza Marcier PUC-Rio
Marina Salomon 
CMA Hon. | Centro Laban Rio e CAL

Dra. Elisabete Reis UFF, Unilasalle RJ

CONFERENCE LABAN RIO 2022