top of page
gráfico 3
gráfico
gráfico 2
ECOPOETIC

ECOPOÉTICO

2024

03 DE AGOSTO

18H ÀS 20H

Evento Artístico Associado à

Conferência LABAN

2024

Rio de Janeiro

Teatro Ruth Cardoso e

Jardins do Parque Gloria Maria

DIREÇÃO ARTÍSTICA

REGINA MIRANDA

ECOPOÉTICO, do grego "oikos", que significa casa, em combinação com "poiesis", que significa criar, pode ser entendido como “o ato de se criar um lar”. Ao pensar nosso planeta como a casa que compartilhamos com milhões de espécies, práticas artísticas ecopoéticas buscam cultivar relacionamentos significativos, tornar lugares mais saudáveis e apontar caminhos para melhores condições de vida.

Nesse sentido, nosso evento valoriza performances que dialoguem com o ambiente, sem se sobreporem aos espaços circundantes ou prejudicarem seu uso habitual. Sua estrutura se constitui como uma rede multicêntrica de performances simultâneas e não intrusivas, que evitam palcos, som amplificado ou instalações fixas e conectam artisticamente os espaços internos e externos de uma instituição.

As edições anteriores (2008/2018/2022) mostram que ECOPOÉTICO é capaz de transformar percepções sobre contextos geográficos e culturais, colaborar na redefinição de espaços sociais e criar uma experiencia estética prazerosa e envolvente para todas as pessoas envolvidas.

Ativo 22-8.png

ECOPOETIC

2022

PROGRAMA-ECOPOETIC-CAPA.png
Laban 2022 Ecopoetic performances

Arte

Igualdade, Diversidade e Inclusão

Desde o início do século XX até a cena contemporânea atual, a arte tornou-se mais intencional em sua abordagem da mudança social. Hoje em dia, a arte política parece não pertencer a uma categoria exclusiva, nem apresentar uma abordagem estilística unificada, mas sim prosperar na diversidade e na transmissão de mensagens temáticas e na interação com o público de uma forma inerentemente política.


ECOPOETIC @ LABAN 2022 convida artistas de todas as linhas de pensamento do Sistema Laban/Bartenieff a refletir sobre como a dança ou a performance podem se relacionar com o conceito do evento, que se torna ampliado através de inúmeras perspectivas criativas. Especificamente, a conferência está interessada no papel que danças, poesias, músicas e artes performáticas informadas pelas teorias de Laban podem desempenhar na valorização da diversidade cultural e na criação de igualdade e inclusão entre os seres humanos.


Desde o primeiro evento ECOPOETIC, apresentado em 2018 no Washington Square Park/Nova York, adotamos o termo “Ecopoetic”, como um guarda-chuva conceitual para práticas artísticas que adotam um pensamento ecológico, multifocal, interconectado e orientado a nutrir fugas de comportamentos padronizados e a desenhar de caminhos que possam oferecer novas e melhores possibilidades de vida.


ECOPOETIC @LABAN 2022 evoca os trabalhos do início do século XX criados pelo
coreógrafo/teórico do movimento Rudolf Laban (1879 – 1958), que acreditava que sua estrutura coreográfica indicava necessidades e questões centrais da sociedade: “Compartilhar, relacionar e criar em coletivo”. Acreditamos que, quando performances em espaços públicos se relacionam de maneira horizontal com a plateia, são mais efetivas em nutrir essas necessidades, transformando a percepção de cada pessoa sobre as outras e sobre o entorno, redefinindo os 
lugares sociais por meio de formas inusitadas do uso dos espaços e até mesmo redefinindo as maneiras de ocupá-lo.


Em ECOPOETIC @LABAN 2022 reafirmamos a escolha de uma estrutura espacial multicêntrica, formada por pequenos pontos performáticos, com o objetivo de criar uma rede de arte com infusão do campo labaniano, conectando diferentes espaços do Centro Cultural Casa França-Brasil. Nos interessamos pelas pessoas, atuando de perto e com as pessoas, dialogando com o ambiente, acrescentando novos ritmos e dinâmicas de movimento à bela atmosfera que já existe.

ECOPOETIC / 2018 / NYC

Diretora Artística
Ms. Regina Miranda

CMA - Centro Laban Rio

Curadoria

Ms. Bala Sarasvati CMA - Jane Wilson Professor/Georgia University

Dra. Denise Telles PHD Laban Centre London | Unirio
Dra. Lígia Tourinho CMA - UFRJ
Luciana Bicalho Educadora Labaniana | FAV e CAL
Ms. Luiza Marcier PUC-Rio
Marina Salomon 
CMA Hon. | Centro Laban Rio e CAL

Dra. Elisabete Reis UFF, Unilasalle RJ

bottom of page